terça-feira, 2 de junho de 2015

Relação Homem - Técnica

Professor: Neonildo Ribeiro Martins

SITUAÇÃO 01: analisar a realização de cálculos matemáticos simples, usados no dia a dia e, situação de compra em um supermercado ou outro estabelecimento qualquer. Para isso é interessante observar diferentes públicos acostumados à realização de cálculo usada diferente dispositiva externa (papel e lápis, calculadora etc.) e sem esse uso. Explore sua criatividade para criação de questionamentos que lhe instiguem a observação.
Resposta: Observei nos mercados Irani e Beal de Cascavel PR que todos que compravam utilizavam celular e papel com lápis ou caneta de cada 10 pessoas uma tentava realizar calculo mental, mas logo pegava o celular para utilizar sua calculadora, neste propósito elaborei um plano de aula para se trabalhar; Adição, subtração e cálculo mental, composição e decomposição de valores e possibilidades.
Objetivos 
·         Compreender por meio do jogo como chegar em um resultado final;
·         Realizar e registrar operações de adição e subtração;
·         Desenvolver raciocínio lógico;
·         Realizar composição e decomposição de valores;
Nesta proposta de atividade permanente vou observar quais as possibilidades de aumentar o repertório de cálculos mentais conhecidos pela turma utilizando o Jogo de matemática que chamamos de "PERDAS E GANHOS", para trabalhar com as operações adição e subtração.

Encaminhamentos 
Neste primeiro momento dividir a turma em grupos de 4 alunos (no Maximo) explicar que será confeccionado um jogo;
Distribuir o material necessário para a construção do mesmo:
  • Tinta guache - 4 cores;
  • Pincel nº...., ou aquele que a escola disponibilizar;
  • Caixa de pizza de papel;
  • Molde das medidas.
Distribuir aos grupos feijões ou milhos, onde cada grupo ira jogar os grãos nas caixas e anotar e separar por operações e cores;

+
-
+
-

 
Resolva na lousa, com o auxílio dos alunos, adições de números iguais e de um algarismo com o objetivo de levá-los, a seguir, a estender esse conhecimento para adições de números iguais e mais de um algarismo (20 + 20 ou 30 + 30, por exemplo):
Ao saber resolver estas contas...
É possível resolver essas também.
1+1=2
10+10=20
2+2=4
20+20=40
3+3=6
30+30=60
4+4=8
40+40=80
5+5=10
50+50=100
6+6=12
60+60=120
7+7=14
70+70=140
8+8=16
80+80=160
9+9=18
90+90=180

Ajude-os a estabelecer relações entre certos cálculos a partir das características do nosso sistema numérico. Questione, por exemplo, se para fazer contas como 20 + 20 ou 30 + 30 podemos usar 2 + 2 ou 3 + 3, contas de resultados já conhecidos. Partam, então, para adições de números iguais e de dois algarismos, tentando estabelecer relações com os resultados das contas com números iguais e um algarismo. Leve-os, dessa maneira, a concluir que:
Questione-os sobre quais outras contas parecidas seria possível escrever: será que as contas 1 + 1 e 10 + 10 ajudam a solucionar a conta 100 + 100? E que as contas 2 + 2 e 20 + 20 ajudam a resolver a conta 200 + 200? Reflitam sobre o assunto e concluam realizando mais exemplos de adições com números iguais e de três algarismos para checar as hipóteses levantadas. 

Avaliação
Solicite aos alunos que registrem as conclusões no caderno e analise se eles compreenderam que podem usar os resultados de certas contas para resolver outras. Verifique se a turma avançou em relação aos procedimentos utilizados nas atividades e observe ainda a participação nas discussões.

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