Professor:
Neonildo Ribeiro Martins
SITUAÇÃO
01: analisar
a realização de cálculos matemáticos simples, usados no dia a dia e, situação
de compra em um supermercado ou outro estabelecimento qualquer. Para isso é
interessante observar diferentes públicos acostumados à realização de cálculo
usada diferente dispositiva externa (papel e lápis, calculadora etc.) e sem
esse uso. Explore sua criatividade para criação de questionamentos que lhe
instiguem a observação.
Resposta: Observei
nos mercados Irani e Beal de Cascavel PR que todos que compravam utilizavam
celular e papel com lápis ou caneta de cada 10 pessoas uma tentava realizar
calculo mental, mas logo pegava o celular para utilizar sua calculadora, neste
propósito elaborei um plano de aula para se trabalhar; Adição, subtração e cálculo mental, composição e decomposição de
valores e possibilidades.
Objetivos
·
Compreender por meio do jogo como chegar em um
resultado final;
·
Realizar e registrar operações de adição e
subtração;
·
Desenvolver raciocínio lógico;
·
Realizar composição e decomposição de
valores;
Nesta
proposta de atividade permanente vou observar quais as possibilidades de
aumentar o repertório de cálculos mentais conhecidos pela turma utilizando o Jogo
de matemática que chamamos de "PERDAS
E GANHOS", para trabalhar com as operações adição e subtração.
Encaminhamentos
Neste primeiro momento dividir a turma em grupos de
4 alunos (no Maximo) explicar que será confeccionado um jogo;
Distribuir o material necessário para a construção
do mesmo:
- Tinta guache - 4 cores;
- Pincel nº...., ou aquele que a escola disponibilizar;
- Caixa de pizza de papel;
- Molde das medidas.
Distribuir
aos grupos feijões ou milhos, onde cada grupo ira jogar os grãos nas caixas e
anotar e separar por operações e cores;
+
|
-
|
+
|
-
|
Resolva na lousa, com o auxílio dos alunos, adições de números iguais e de um algarismo com o objetivo de levá-los, a seguir, a estender esse conhecimento para adições de números iguais e mais de um algarismo (20 + 20 ou 30 + 30, por exemplo):
Ao saber resolver estas contas...
|
É possível resolver essas também.
|
1+1=2
|
10+10=20
|
2+2=4
|
20+20=40
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3+3=6
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30+30=60
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4+4=8
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40+40=80
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5+5=10
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50+50=100
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6+6=12
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60+60=120
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7+7=14
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70+70=140
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8+8=16
|
80+80=160
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9+9=18
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90+90=180
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Ajude-os a estabelecer relações entre certos
cálculos a partir das características do nosso sistema numérico. Questione, por
exemplo, se para fazer contas como 20 + 20 ou 30 + 30 podemos usar 2 + 2 ou 3 +
3, contas de resultados já conhecidos. Partam, então, para adições de números
iguais e de dois algarismos, tentando estabelecer relações com os resultados
das contas com números iguais e um algarismo. Leve-os, dessa maneira, a
concluir que:
Questione-os sobre quais outras contas parecidas
seria possível escrever: será que as contas 1 + 1 e 10 + 10 ajudam a solucionar
a conta 100 + 100? E que as contas 2 + 2 e 20 + 20 ajudam a resolver a conta
200 + 200? Reflitam sobre o assunto e concluam realizando mais exemplos de
adições com números iguais e de três algarismos para checar as hipóteses levantadas.
Avaliação
Solicite aos alunos que registrem as conclusões no caderno e analise se eles compreenderam que podem usar os resultados de certas contas para resolver outras. Verifique se a turma avançou em relação aos procedimentos utilizados nas atividades e observe ainda a participação nas discussões.
Solicite aos alunos que registrem as conclusões no caderno e analise se eles compreenderam que podem usar os resultados de certas contas para resolver outras. Verifique se a turma avançou em relação aos procedimentos utilizados nas atividades e observe ainda a participação nas discussões.
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