sexta-feira, 26 de junho de 2015

O COMPUTADOR VAI SUBSTITUIR O PROFESSOR? Estela M. Marchiotti - Sec. Munic. Cascavel




                   O COMPUTADOR VAI SUBSTITUIR O PROFESSOR ?


O computador tem um ponto positivo na educação, porque antes dele, o conceito de ensino era o professor passar para o aluno o conhecimento e o mesmo deveria aprender passivamente. Agora, quando o aluno tem a postura de buscar a informação que deseja, o aprendizado é muito facilitado, pois o aluno está motivado para aprender. 
O professor deve ver o computador como aliado, não como inimigo, e deve explorar seus recursos. O computador nunca vai substituir o professor que souber utilizar e explorar com segurança mais essa tecnologia, embora este seja o grande medo da categoria. 
A criança de hoje é mais ativa, com televisão e video-games, está acostumada com coisas que acontecem rapidamente na frente dela. Portanto, o computador é capaz de deixar a aula mais atraente e interativa. Além disso, o aluno pode explorar o que ele quer, na ordem em que desejar, enquanto na aula expositiva precisa seguir aquela linha de explicações.
O professor hoje precisa se manter atualizado, precisa buscar o apoio da informática para a sala de aula, não deve ter medo ou achar que o computador vai substituí-lo, precisa deixar esse preconceito de lado. Estamos vivendo um processo muito rápido, o professor que abrir mão desse conhecimento novo fica para trás logo e não estará ajudando o processo de ensino de seus alunos, podendo até mesmo, comprometer o progresso e o avanço que seus alunos tem capacidade de alcançar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário