sexta-feira, 26 de junho de 2015

Redes de Aprendizagem





                Catharina Povaluk 
 
CASCAVEL - PR PREF MUN DE CASCAVEL



Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
    Ensino Fundamental Inicial           Alfabetização                  



O que o aluno poderá aprender com esta aula

 
- Entender e falar corretamente novas palavras, atribuindo significado a elas;
- Compreender a linguagem verbal e não verbal;
- Reconhecer o gênero trabalhado.

Duração das atividades

3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 
O aluno já terá uma noção das letras e sonorização das mesmas, conhecimento das cores primárias, rimas.

Estratégias e recursos da aula

Os alunos atingiram os objetivos propostos, por meio de leituras, observações de cartazes, atividades realizadas em sala coletiva e individualmente.
Através de textos informativos, leitura, interpretações orais e escritas, cantiga de roda, ampliação e adequação vocabular.
Com auxilio de rádio, microfone, gravador, televisão, aparelho de DVD, computador e impressora.
Os alunos irão interagir entre eles, com mediação do professor. Na recreação os alunos poderão brincar com as parlendas que aprenderam em sala de aula.
Pesquisa de endereço eletrônico, que tenham parlendas.

Recursos Complementares

Realizar leitura do texto informativo, esclarecendo as dúvidas e curiosidades dos alunos.
Texto informativo: Parlendas
 As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, a décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.
Levar para a sala de aula, algumas parlendas, e expor em forma de mural. A partir daí, estimular a leitura dos mesmos, lendo-os com ênfase e ritmo, como exige o gênero.
Fazer questionamentos, como:
- Como estão organizadas as parlendas?
- A parlendas que rimam nestes textos?
- As parlendas tem título?
- são textos longos ou curtos?
Trabalhar em cima da parlenda " A casinha da vovó"
          A CASINHA DA VOVÓ
          CERCADINHA DE CIPÓ
          O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
          COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
Fazer registro da parlenda no caderno;
Após, leitura apontada;
Pintar as palavras que começam com a letra C;
Circular as rimas;
completar a parlenda com as palavras que faltam, pintar os espaços entre as palavras, fazer uma lista das palavras que terminam com a mesma letra.
Realizar a atividade do texto recortado.
Completar as palavras com as letras que estiverem faltando:
__ASINHA
CAS___NHA
CASINH___
Descubra qual é a letra que está faltando:
____ASINHA
____ER____ADINHA
____IPÓ
___AFÉ
____ERTEZA.

Avaliação

Avaliar os alunos de forma individual e coletiva, sua desenvoltura e compreensão dos conceitos trabalhados, escrita, leitura, entonação e fluência e interpretação.

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