Redes sociais - Uso do Facebook.
MARIA DE OLIVEIRA WEIBER URBAN
MARIA DE OLIVEIRA WEIBER URBAN
CASCAVEL - PR
ITA SAMPAIO E M ED INF ENS FUND
Curri
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Buscar informações a respeito do fenômeno das redes sociais na Internet;
- Interagir em grupos;
- Expor-se oralmente de maneira adequada;
- Conhecer o funcionamento da rede social Facebook.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Uso da Internet no laboratório de Informática (acesso a páginas);
- Conhecimento básico sobre redes sociais.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1Para iniciar a atividade, o professor deverá dividir a turma em grupos e entregar a cada grupo xerox de uma imagem de um perfil qualquer de uma rede social: facebook e twitter.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZzveNn4d3mGdHZ-kICISuLNXrYn3SR5wVgxZlpyh120Tp_0OdjCGLIxTmWXRFw-cKClQGFY2kG2DH3-j4U8aHOBNYXrrDjKB_hxzPMXhgZxqtfef-wTHmryUlr0Ryf-Ade73gO5KwB4Q/s1600/twitter_washington-GOIS.jpg
http://www.hyperconectados.com/wp-content/uploads/2014/06/Facebook-messenger-para-windows.jpg
Em seguida, o professor entregará xerox de uma ficha com perguntas que deverão ser respondidas entre os alunos. explicar aos alunos que eles deverão responder por escrito no caderno.
- Você conhece esse "tipo" de texto?
- Onde você pode ler esse texto?
- Que tipo de informação o texto traz?
- Se você tiver interesse em conhecer esta pessoa do perfil, o que você deve fazer?
- Este perfil faz parte de uma "rede social", você sabe dizer o que é isso?
- Você faz parte de alguma rede social na internet? Qual?
Depois da discussão em grupos, o professor deverá coordenar um debate com toda a turma para que, oralmente, eles respondam às perguntas e apresentem à turma o perfil que o grupo recebeu.
Depois disso, o professor deverá mostrar em power point (ou xerocar para cada um) aos alunos as seguintes imagens:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLR_FMuXWcUKjFJYXLkijo7dyZzPUDFQbNT2PJStxwo_Bq70RMozf9PC_LP8dT5aUTnN_FgfopfGoutwewVOzAblJFlLlHc3Wxstxc283D1rG79ozA0rsjJBDsv2JU-9062PP7vFzSbHwk/s1600/imagens-engra%C3%A7adas-imagens+(3).jpg
http://www.quadritiras.com.br/quadrinhos/1297091707069.jpg
Após, a análise feita pelos alunos, discutir com eles a dependência que muitas pessoas têm das redes sociais.
Apresentar aos alunos a imagem abaixo, e perguntar quais redes sociais eles conhecem.
http://amarildocharge.files.wordpress.com/2010/02/blog14.jpg
http://pt.wix.com/blog/wp-content/uploads/2013/04/Como-Promover-Sua-P%C3%A1gina-do-Facebook-0.jpg
http://recadoslindos.com.br/img/facebook-eh-como-geladeira-np.jpg
Discutir sobre o "status" proporcionado pelas redes sociais. Porque as pessoas sentem a necessidade de fazer parte de uma rede social e poque desta necessidade de sentirem-se mais incluídas no ambiente no qual convivem.
http://4.bp.blogspot.com/-yyErgjnJwqs/VIUtZuAhtjI/AAAAAAAAWI8/ZZhr8rwe1Cc/s1600/Charge-do-Flamir-Ambrosio-crise-de-abstin%C3%AAncia-do-Facebook_redes-social_Eliseu-Antonio-Gomes_Belverede.jpg
Durante a apresentação das imagens, o professor deverá promover uma discussão de acordo com os comentários sugeridos em cada uma.
Em seguida, o professor deverá solicitar aos alunos que, ainda em grupos, escrevam uma definição de rede social. Cada grupo deverá ler sua definição para a turma. Depois disso, o professor deverá mostrar à turma, por meio de cartaz, a definição de rede social abaixo:
Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social
Neste momento, os alunos poderão reformular os conceitos elaborados por eles, reescrevendo-os.
Atividade 2
Para iniciar a atividade, os alunos assistirão a um vídeo sobre o Facebook:
O que é Facebook? https://www.youtube.com/watch?v=Hqa4tp0DiLU
Em seguida, o professor realizará questionamentos sobre o vídeo que acabaram de assistir. Após, escreverá no quadro de giz perguntas sobre o vídeo e depois fará a correção juntamente com os alunos.
Atividade 3
Para a realização dessa atividade, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática. Eles deverão acessar os seguintes perfis do Facerbook:
https://pt-br.facebook.com/SerCriancaeSerFelizOficial
https://www.facebook.com/RevistaCHC
Ainda em duplas, eles deverão escolher um perfil e analisá-lo de acordo com as perguntas que serão entregues pelo professor:
- De quem é o perfil?
- Descreva seu layout. (imagens, cores)
- Que tipo de assunto é postado no perfil?
- Você gostaria de interagir com perfil? Justifique.
Atividade 4
Para a realização dessa atividade, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que eles acessem o vídeo: Como usar o Facebook passo a passo para iniciantes. Os alunos assistirão ao vídeo prestando atenção a tudo aquilo que julgarem necessário para usarem o Facebook com eficiência.
https://www.youtube.com/watch?v=t2IBzi4zIeg
Feito isso, os alunos, individualmente, criarão uma conta no Facebook. O vídeo orienta passo a passo como criar a conta. Para iniciar eles deverão abrir a página do facebook: https://www.facebook.com e clicar em "cadastre-se".
http://edleuso.files.wordpress.com/2011/03/pagina-inicial.jpg
Depois que todos os alunos criarem seus perfis, o professor deverá criar um grupo com todos os "perfis" da sala para que um possa "seguir" o outro. Em seguida, os alunos deverão testar seus "perfis" escrevendo a opinião deles sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula sobre rede sociais.
Recursos Complementares
Recursos Complementares
Como recurso complementar, o professor poderá trabalhar textos que
trazem como tema o Facebook: as polêmicas e curiosidades que o envolve.
Sugestões:
http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/tecnologia/2014/08/11/noticiastecnologia,3296569/confira-os-termos-de-uso-mais-polemicos-do-facebook-messeger.shtml
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/lista-tem-20-fatos-e-curiosidades-sobre-o-facebook-confira-e-divirta-se.html
Referências:
Rede social. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social. Acesso em: 26 /06/2015.
O que é Facebook? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Hqa4tp0DiLU. Acesso em: 26/06/2015.
Sugestões:
http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/tecnologia/2014/08/11/noticiastecnologia,3296569/confira-os-termos-de-uso-mais-polemicos-do-facebook-messeger.shtml
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/07/lista-tem-20-fatos-e-curiosidades-sobre-o-facebook-confira-e-divirta-se.html
Referências:
Rede social. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social. Acesso em: 26 /06/2015.
O que é Facebook? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Hqa4tp0DiLU. Acesso em: 26/06/2015.
Avaliação
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades e
nas discussões. O professor deverá fazer a correção da atividade
escrita para verificar a compreensão do que foi ensinado. Durante a
exposição oral dos alunos é importante verificar a postura e adequação
vocabular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário