Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO | COMPONENTE CURRICULAR | TEMA |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial - 5º ano | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Utilizar os diversos gêneros discursivos.
Perceber as diferentes formas de linguagem empregadas nos gêneros discursivos.
Escrever os diferentes gêneros discursivos.
Perceber as diferentes formas de linguagem empregadas nos gêneros discursivos.
Escrever os diferentes gêneros discursivos.
Duração das atividades
Duração de três aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá ter domínio da leitura e escrita.
Ter conhecimento dos gêneros discursivos.
Saber utilizar o computador.
Ter conhecimento dos gêneros discursivos.
Saber utilizar o computador.
Estratégias e recursos da aula
Levar para a sala de aula da turma do 5º ano do ensino fundamental inicial, exemplos de gêneros discursivos.
Fazer a leitura destes gêneros discursivos.
Dividir a turma em duplas e solicitar que cada uma faça um gênero discursivo.
Fazer a apresentação dos gêneros discursivos.
Expor através de cartazes os gêneros discursivos.
Com o auxílio de um computador criar um blog para postar os gêneros discursivos.
Exemplos: - gêneros discursivos eletrônicos: chat, e-mail, blog,
torpedo, msn, fórum, aulas virtuais, scraps;
- gêneros discursivos epistolares: cartas, cartões, bilhetes, convites,
e-mail, avisos.Fazer a leitura destes gêneros discursivos.
Dividir a turma em duplas e solicitar que cada uma faça um gênero discursivo.
Fazer a apresentação dos gêneros discursivos.
Expor através de cartazes os gêneros discursivos.
Com o auxílio de um computador criar um blog para postar os gêneros discursivos.
Recursos Complementares
REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO
https://www.youtube.com/watch?v=6ZqoxzkjQlw
O QUE É CHAT?
COMO CRIAR UM CHAT
O QUE É E-MAIL?
COMO CRIAR UM E-MAIL?
O QUE É UM BLOG?
COMO CRIAR UM BLOG?
O QUE É UM TORPEDO?
COMO CRIAR UM TORPEDO?
O QUE É MSN?
COMO CRIAR E FAZER UM MSN
O QUE É FÓRUM?
COMO CRIAR UM FÓRUM
O QUE SÃO AULAS VIRTUAIS?
COMO SÃO CRIADAS AS AULAS VIRTUAIS
O QUE É SCRAPS?
COMO CRIAR UM SCRAPS
FILMES:
LIVROS
COMO FAZER UM FACEBOOK
QUAIS SÃO OS TIPOS DE PUBLICAÇÃO DE PÁGINA MAIS ENVOLVENTES?
O QUE É TWITTER? PRA QUE SERVE?
COMO CRIAR UMA CONTA NO INSTAGRAM; SAIBA O QUE É E COMO FUNCIONA A REDE
O QUE É GOOGLE +
O QUE É O QUE É MYSPACE?
PARA QUE SERVE O BADOO
O QUE É LINKEDIN
O QUE É ORKUT
O QUE É E COMO FUNCIONA O GOOGLE PLUS
Avaliação
Observar se os alunos conseguiram produzir os gêneros discursivos propostos.
Perceber se os alunos empregaram a linguagem adequada para cada gênero discursivo proposto.
Observar se os alunos conseguiram postar no blog as suas produções.
Perceber se os alunos empregaram a linguagem adequada para cada gênero discursivo proposto.
Observar se os alunos conseguiram postar no blog as suas produções.
Faltou indicar para qual ANO planejou essa aula.
ResponderExcluirTem o ano lá em cima, 5ano
ResponderExcluir