sexta-feira, 26 de junho de 2015

GRAFEMA/FONEMA


Instituição: Escola Municipal Edison Pietrobelli - Caic II - Ensino Fundamental  Anos Iniciais 

Autoras  : Eli Terezinha de Maria Valliati, Sueli da Silveira Damaceno de  Laet,  Marisa Ines Ues.







Tema :

Grafema/Fonema - Sonorização do Alfabeto


Dados da Aula:
Grafema/Fonema - Sonorização das  letras do alfabeto.
 
O que o aluno poderá aprender com esta aula.
O aluno deverá ser capaz de :
- Identificar  as letras do   alfabeto, usando as redes de aprendizagem  e sociais - Facebook ;
- Identificar as letras que se usa para escrever seu nome;
- Usar a musicalização para intensificar a capacidade de memorização do alfabeto;


Duração das atividades
Duração 45 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
 Apresentação das letras do alfabeto no quadro de giz.Explorar oralmente junto com os alunos, o som de cada letra, relacionando  com  as  ilustrações , por exemplo -  letra - " a"  inicia a  palavra " avião".
 
Palavras-chave :
Oralidade, escrita.
Estratégias e recursos da aula
Motivar os alunos para fazer a atividade, usando o lápis de escrever, fazendo   o tracejado em cima do pontilhado em cima das letras, conforme pede a  atividade. Observar para que respeitem o limite  do espaço delimitado. Circular as letras do nome de cada aluno.Digitalizar e enviar para os colegas de turma usando a rede social Facebook. Promover uma  roda de conversa com os alunos, sobre a interação que se pode ter no processo de ensino e aprendizagem, usando as redes sociais e as redes de aprendizagem,  como suporte para o desenvolvimento intelectual. Despertar  a  atenção dos alunos para que as redes sociais sejam usadas, não só para o lazer, mas também para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

RECURSOS

Quadro de giz;
Lápis de cor;
Papel A4;
Laboratório de Informática;
Internet;

Avaliação:
A avaliação será feita durante o decorrer da aula. Serão avaliados o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, coordenação motora fina, capacidade de concentração, interesse do aluno  na aprendizagem.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário