sexta-feira, 12 de junho de 2015

O ato de estudar


O ATO DE ESTUDAR
O ato de estudar é difícil, pois exige uma postura critica e sistemática, quem estuda realmente deve se sentir desafiado pelo texto, tendo como objetivo a apropriação de sua significação. Estudar requer que assumamos o papel desse ato, onde estudar é estudar o estudo de quem, estudando, o escreveu, sendo que estudar é um forma de recriar, reinventar e de reescrever, não sendo isso alcançado o sujeito se torna alienado em relação ao texto.
O ato de estudar é tomar uma atitude frente ao mundo, sendo que estudar é pensar a prática, e pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo. E estudando não se pode perder nenhuma oportunidade de assumir uma postura curiosa, estando a par da bibliografia relacionada ao tema de estudo, exigindo também um diálogo com o autor ou autores dos textos em estudo. O estudo demanda que se tenha humildade para adquirir o conhecimento impresso nos textos estudados. Estudar não é um ato de consumir ideias, mas de criá-las e recriá-las.
O ato de estudar se dá de maneiras variadas, uma modalidade de estudo muito em voga no momento é a Educação à Distancia (EAD) onde com essa modalidade tende-se a alcançar mais estudantes, fazendo com que todos tenha acesso ao aprendizado, mas tem-se algumas considerações a cerca disso.
Com a EAD são superadas as distâncias antes grandes para se estudar, mas em contrapartida, percebe-se a ineficiência da democratização do acessoa tecnologia. Também percebe-se que não ha mais a homogeneização do estudo como antes, onde tudo era igual para todos, os conteúdos, as datas, as avaliações. Para a EAD o perfil do professor, como conhecemos nos bancos escolares, pode ser alterado, pois há uma interação com a tecnologia muito grande, assim o professor se torna um mediador entre o estudante e o conteúdo a ser estudado assim realizando uma renovação no ensino. Para o estudo EAD é necessário que se crie uma rotina de estudos. Onde seguramente, terá mais chances de se constituir como um processo educativo realmente eficaz e proveitoso para o estudante .

Claudete Scherer Wendling

Nenhum comentário:

Postar um comentário